Como escrever com clareza


No nosso post anterior, falamos de 6 características (simplicidade, surpresa, concretude, credibilidade, emoção e histórias) que fazem com que uma ideia seja fixada na mente do seu cliente.

Saber expressar estas características de forma escrita é fundamental, mas nem sempre é uma tarefa fácil. Para ajudá-lo, separamos algumas dicas que contribuirão na construção de textos mais claros e de fácil assimilação.

1) Saber o que quer dizer – não divagar, saber qual é seu assunto e o que você pretende passar para o leitor.

2) Conhecer seu público – é importante para você ter ideia do que o público sabe ou não do assunto, e qual linguagem é mais amigável para ele.

3) Explique palavras não familiares – se existem termos que o seu leitor desconhece, não deixe de explicá-los, caso contrário seu leitor pode perder o interesse e dispersar sua atenção.

4) Construa um esboço de frases – é um esboço do artigo, mas utilizando frases completas que você pode depois unir ou reescrevê-las. Ajuda a estruturar o texto.

5) Escreva parágrafos de uma frase – no meio online, principalmente em blogs, faz com que o leitor preste mais atenção, quebra o ritmo “automático” de leitura.

6) Deixe suas frases curtas – importante principalmente no meio online, onde leitores escaneiam o texto, ou sejam, leem pulando palavras e até mesmo frases.

7) Evite palavras longas – se tiver opção, prefiras sempre as curtas. Ajuda a enxugar o texto.

O que você achou? Tem alguma dica sobre como escrever com clareza que gostaria de compartilhar? Deixe seus comentários.

#webwriting #marketing

Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow
  • Twitter Long Shadow

Entre em Contato

Tel: (21) 2272.8048

iremcapitulorj@secovirio.com.br

  • Facebook Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow