Como fixar uma ideia na mente dos seus clientes?


O que faz uma ideia ser fixada na mente das pessoas e outra ser esquecida? Esta questão é extremamente importante, pois com a enorme quantidade de informações e ideias que cada um recebe diariamente, fazer com que suas ideias “colem” na mente dos seus clientes pode ser um diferencial importante. No seu excelente livro “Made to Stick” (aqui no Brasil com o título Ideias que colam, mas infelizmente esgotado) os irmãos Chip e Dan Heath afirmam que existem 6 características nas ideias que são fixadas na mente das pessoas e, se você utilizar uma ou mais, as suas chances de atingir seus objetivos aumentam muito. São elas: Simplicidade: vá direto ao ponto, ao cerne da questão. Em sua campanha de 1993, o presidente Clinton (EUA) usou o mote “É a economia, seu estúpido”, focando apenas neste tema ao invés de usar várias plataformas de campanha. Venceu as eleições. Surpresa: apresentar algo inesperado atrai a atenção das pessoas. Quando todos construíam carros grandes nos EUA, a Volks cria o Fusca, um carro popular pequeno e coloca em um anúncio “Pense pequeno”, indo na contramão do mercado todo. Funcionou. Concretude: mostrar um conceito claro, bastante concreto, ao invés de divagar. J. F. Kenedy disse: “Fazer um homem pousar na lua e trazê-lo em segurança para a Terra depois” ao invés de “Iniciativas aeroespaciais estrategicamente desenvolvidas”. Você já viu as fotos do resultado disto, certo?

Credibilidade: se você fizer com que as pessoas acreditem no que você está falando, será bem mais fácil para elas guardarem a sua ideia. Dizer que imóveis estão se valorizando é diferente de mostrar a variação % do valor nos bairros. Emocional: usar emoções é sempre uma boa opção, ao invés de usar apenas argumentos racionais. Você já viu a campanha premiada da Dove Real Beauty? Se não, checa no Youtube. Vale a pena e você vai entender a força que as emoções podem desempenhar para fixar uma ideia. Histórias: desde os tempos das cavernas, as pessoas se reuniam ao redor do fogo para ouvir e contar histórias (ou estórias se assim você preferir). Somos profundamente impactados por elas, e nossas recordações de ideia são muito melhores se as usamos. Basta você ver campanhas antológicas como “Meu primeiro sutiã” para lembrar do que estamos falando.

E você, lembra de ter usado alguma das características acima para fixar suas ideias na mente das pessoas? Se sim, nos conte nos comentários! Se não, que tal experimentar agora?

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