Energia solar cada vez mais barata


Energia Solar

Transformar a luz do sol em energia com o uso de painéis solares está cada vez mais barato e deve se tornar cada vez mais comum. Para se ter uma ideia, hoje os custos da energia solar estão em média 80% mais baratos do que em 2010, e ainda que hoje a energia solar responda apenas por 1% das fontes de energia, a Agência Energética Internacional acredita que até 2050 mais da metade de toda energia produzida no planeta será proveniente desta fonte.


Recentemente, uma excelente notícia chegou ao mercado, pois uma nova forma de produção criada pela Rayton Solar promete fazer os custos dos painéis solares despencarem de vez. Atualmente, para produzir um “wafer” de silício (matéria principal dos painéis solares) de 200 microns (muito, muito fino), gera-se um desperdício da mesma quantidade desta matéria- prima. Ou seja, de todo silício utilizado na produção, metade é desperdiçado.


Utilizando-se de um acelerador de partículas para cortar o silício com grande precisão, a Rayton Solar desenvolveu uma patente que permite reduzir a utilização de silício puro em 90%, produzindo 100 vezes mais wafer do que seus concorrentes com a mesma quantidade de matéria prima. Além de gerar uma redução de custos de 60%, esta nova forma de produção ainda gera placas até 25% mais eficientes do que as atuais.


O sonho de termos uma energia limpa e renovável sendo produzida até mesmo em prédios nas cidades está cada vez mais perto de se tornar realidade. Com certeza isto irá gerar a necessidade de administradores de condomínios saberem como interagir com fornecedores de soluções de energia solar, e mesmo com o poder público para aprovação de leis que permitam de forma simples e descomplicada o uso deste tipo de tecnologia. Portanto, fique atento. O futuro está batendo à sua porta.

#energia #energiasolar

Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags